Mecânica Celeste

                

O fenômeno de interferência solar pode ser explicado da seguinte maneira:

O satélite movimenta-se numa órbita ao redor da Terra que, por sua vez, movimenta-se ao redor do sol. As estações terrenas apontam suas antenas para o satélite, que parece estar fixo em relação à Terra.

Em duas épocas do ano (em torno de março e setembro), o Sol, em seu movimento aparente no céu, passa por trás do satélite, provocando uma interferência nas antenas das estações terrenas.

Satelites

A Embratel Star One oferece nesta página as ferramentas de cálculo das previsões de interferência solar para os períodos mencionados acima.

Os cálculos referem-se à recepção do sinal pelas estações terrenas e podem ser realizados para cada cidade ou para a estação média de um estado. Se você preferir, pode ainda fazer o cálculo das previsões para todos os estados do Brasil.

No cálculo por estado, a previsão encontrada corresponde ao somatório das previsões para todas as estações do mesmo estado.

Sendo assim, as interferências de fato observadas (dentro do mesmo estado) devem ocorrer em períodos menores e mais breves do que os previstos. Para enlaces cujas estações estão em localidades diferentes, deve-se atentar para o efeito cumulativo das previsões.

Caso queira-se maior precisão, pode-se fazer o cálculo para uma dada cidade e depois comparar os valores obtidos com os dados reais. Para um melhor ajuste, altere o valor do parâmetro "Ajuste do ângulo de Interferência" na página de entrada de dados, em passos de +/- 0.01 graus, até que se obtenha um resultado mais próximo da realidade, para o equipamento utilizado na recepção.

Deve-se lembrar que a interferência não ocorre bruscamente, e sim de forma gradual, de modo que no dia anterior e no posterior ao período previsto pode-se experimentar alguma perturbação. É difícil também determinar se haverá queda completa do sinal ou apenas um aumento do nível de ruído.

Os estados brasileiros estão identificados pelas suas siglas e nomes correspondentes, e as cidades estão identificadas pelos seus nomes em ordem alfabética, seguidos das siglas dos estados onde estão localizadas.

Voltar