Clipping

19/04/2008 - Época Online

Foguete Ariane lança satélites do Brasil e do Vietnã

Embratel põe em órbita segundo satélite com canais de internet banda larga, além de telefonia, TV e transmissão de dados.

O Brasil lançou nesta sexta-feira mais um satélite de comunicações, pela base aérea de Kourou, na Guiana Francesa. O satélite, de propriedade da Embratel, foi lançado por um foguete Ariane-5

O lançamento ocorreu às 20h17 (horário de Brasília). A Guiana Francesa é um país da América do Sul que faz fronteira com o Amapá. Além do satélite brasileiro, foi lançado outro, de propriedade do Vietnã.

Vinte e seis minutos após o lançamento, o foguete deixou na órbita preliminar o Star One C2, da Embratel . É o segundo da empresa a ser lançado e foi construído por um consórcio franco-italiano e foi projetado para funcionar por 15 anos.

O satélite tem canais para TV, internet banda larga e transmissão de dados. Sua área de atuação será a América do Sul, México e alguns estados dos EUA, como Califórnia e Flórida. A Embratel é controlada pela gigante mexicana Telmex.

Cinco minutos após a separação do Star One, o foguete lançou o VINASAT-1, primeiro satélite de telecomunicações do Vietnã, que é projetado para melhorar a infra-estrutura de comunicações do país asiático.

O lançamento confirma o sucesso atual do programa do Ariane-5. O projeto teve um início conturbado. Em 1996, o primeiro foguete explodiu segundos depois da decolagem. Outros fracassos chegaram a ameaçar o futuro do projeto.

Voltar