Clipping

08/03/2010 | Diario do Nordeste

TV assembléia agora em todo o país

O satélite transmitirá para 14 milhões de antenas parabólicas domésticas de todo o território nacional.

TV Assembléia iniciou a sua retransmissão via satélite para todo o Brasil, por meio de sinal digital. "A TV Assembléia no satélite está ampliando a possibilidade de mais cearenses poderem assistir à emissora. É mais um tento tecnológico que a Mesa Diretora marca", ressalta o diretor da emissora, Leonardo Borba. Essa é a mais importante das inovações anunciadas pelo presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), que democratiza as informações do Legislativo aos municípios cearenses e a todo território nacional.

0 presidente da Casa destaca também o funcionamento do novo serviço de transmissão da TV Assembléia via telefone celular. "Qualquer cidadão que tenha o software Windows Mobile e tecnologia 3G no seu aparelho móvel poderá assistir às sessões de qualquer parte do planeta", comemora ele, informando que o acesso será gratuito. 'Teremos um portal específico para o

» Leonardo de Borba, diretor da TV Assembléia.

cidadão se inscrever. Ele pode acessar de qualquer operadora", esclareceu.

De acordo com o engenheiro eletrônico e técnico responsável pela TV e rádio FM Assembléia, Gilson Moreira, o satélite Star One C2, onde o sinal está hospedado, é captado em transmissões de modo digital e/ou analógico para 14 milhões de antenas parabólicas domésticas de todo o território nacional.

Segundo ele, a maioria das antenas parabólicas aponta para esse satélite, já que ele hospeda as maiores redes de televisão do Brasil, como Globo, SBT, Bandeirantes, Record, Rede TV, TV Senado, TV Câmara, TVE Brasil, dentre outras. "A grande maioria dos usuários de parabólicas domésticas não precisará modificar o direcionamento da antena para captar o sinal da TV Assembléia", destaca o engenheiro. Gilson Moreira informa que serão instaladas nos municípios cearenses estações retransmissoras de televisão, dando oportunidade à população de receber, também, os sinais da TV aberta.

0 engenheiro acrescenta que os possuidores de sistemas de parabólicas domésticas terão de utilizar o receptor de satélite digital, ou analógico e digital, mais conhecidos como ANADIG, para captarem a TV Assembléia e os outros canais instalados no satélite.

Atualmente, a TV Assembléia canal 30 UHF é transmitida para toda a Região Metropolitana de Fortaleza, Grande Juazeiro e Baixo Jaguaribe por meio de parceria com as TVs Verde Vale e Sinal. Enquanto, a sessão plenária é transmitida ao vivo pela TV Ceará para os 184 municípios cearenses.


Voltar