Clipping

23/03/2010 | Agroagenda

Canal Rural estreia hoje reality 'Caminhos do Algodão'

23/3/2010 - O Canal Rural estreia hoje, dia 23 de março o projeto Caminhos do Algodão, reality do agronegócio que será gravado em fazendas da região Centro-Oeste do país. Com o patrocínio da FMC e apoio técnico da ABRAPA (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), do IMA (Instituto Matogrossense de Algodão) e da AMPA (Associação Matogrossense de Produtores de Algodão), o objetivo do programa é criar uma plataforma de comunicação que permita ao público conhecer as características da cultura do algodão, em específico do algodão adensado, e toda a evolução da safra 2010.

A estreia será em grande estilo durante o programa Rural Meio-Dia, com transmissão ao vivo de Pedra Preta, em Mato Grosso, no dia 23. O projeto Caminhos do Algodão já conta com uma comunidade oficial na internet (caminhosdoalgodao.ning.com), onde produtores e interessados na cultura do algodão poderão trocar informações técnicas e de mercado sobre o projeto. A página oficial do programa estreia dentro do site do Canal Rural no dia 23 com notícias, fotos e outros conteúdos exclusivos. Diariamente os membros da comissão técnica e os produtores irão alimentar o blog do projeto com informações técnicas e avaliações das práticas adotadas nas lavouras, fomentando assim a discussão da cultura.

O algodão adensado tem sido considerado em todo o mundo o caminho a ser trilhado pelos produtores, que enfrentam o desafio de ter de reduzir custos e aumentar a produtividade para voltar a obter margens de lucro que tornem viável a cultura do ponto de vista financeiro. O algodão adensado tem ciclo mais curto de cultivo e permite maior produtividade por área plantada, mais ainda há muito o que aprender sobre suas características.

Especialistas de mercado, pesquisa de clima, tecnologia, opinião e discussão sobre os modelos de gestão de manejo farão parte da estrutura do projeto. Quatro propriedades rurais de referência em produção de algodão adensado em Mato Grosso foram convidadas pelo Canal Rural para participar do programa e abrir a porteira para que seja acompanhado o dia-a-dia de suas fazendas.

Todos os detalhes de manejo, problemas de pragas, custos de produção e informações sobre as tecnologias serão apresentadas semanalmente às equipes técnicas e de produção. Todas as semanas, a produção do Canal Rural e membros da equipe técnica irão visitar as fazendas selecionadas para registrar as atividades daquela semana na propriedade.

No final da safra, prevista para o mês de julho, a equipe técnica responsável pelo projeto organizará as informações colhidas ao longo da safra e dos resultados das lavouras e a apresentará no Fórum do Algodão que será realizado no início de agosto no estado do Mato Grosso. No evento será anunciada a propriedade vencedora do projeto, que será premiada com uma viagem internacional, oferecida pela FMC Agricultural Products, patrocinadora do projeto.

Sobre o Canal Rural

Lançado em novembro de 1996, o Canal Rural é pioneiro na TV focada no setor do agronegócio. Tem cobertura nacional e é reconhecido como a principal emissora de televisão deste segmento (pesquisas Kleffmann/ABMR&A e Vox Populi). O Canal Rural, que pertence ao Grupo RBS, leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo país, e aos "produtores de milhões" que garantem ao setor uma participação no PIB brasileiro de aproximadamente 25%.

Sua programação oferece 18 horas diárias de jornalismo, entretenimento e shopping rural, e pode ser assistida pelos canais 35 da NET, 105 da SKY, pelas operadoras NEO TV, pela parabólica (freqüência 4171 Mhz Banda L 0980 Mhz, polarização horizontal, Star One C2 - 70W) ou em tempo real pelo site: www.canalrural.com.br.

Fonte: Art Presse / Mauricio Guedes / Sheyla Ventura / Verônica Vargas Muccini



Voltar