Clipping

08/04/2010 | Rural Notícias

Dia do Campo marca última colheita do projeto "Lavouras do Brasil"

Depois de oito meses, o Projeto Lavouras do Brasil terá no dia 9 de abril seu último dia de campo, quando será finalizada a colheita da área demonstrativa do de Passo Fundo (RS).

Primeiro reality show do agronegócio brasileiro, o projeto acompanhou desde agosto de 2009, 24 horas por dia, quatro lavouras de soja cultivadas em Mato Grosso, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul - as principais regiões produtoras do país.

A iniciativa, idealizada e produzida pelo Canal Rural, conta com a parceria técnica da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), patrocínio da Bunge e apoio de Syngenta e Massey Ferguson. Quatro universidades participaram ativamente do projeto - as lavouras foram cultivadas e acompanhadas por alunos da UFMT e UNIVAG (MT), FESURV (GO), UEM (PR) e UPF (RS), sob a supervisão de seus professores. Todo o projeto foi acompanhado pelas câmeras do Canal Rural, com transmissão pela TV e pela web.

A lavoura demonstrativa de Passo Fundo (RS), última a ser colhida, utilizou a variedade de soja FPS Urano RR, desenvolvida pela Fundação Pró Sementes, com característica de ciclo de 132 dias (ciclo determinado e precoce). A variedade possui também como característica a resistência ao cancro da haste e é indicada pelos agrônomos para o cultivo no Rio Grande do Sul, sudeste de Santa Catarina e oeste do Paraná, devido à sua boa adaptação e produtividade nessas regiões.

Devido às condições climáticas do Rio Grande do Sul, a colheita foi realizada no ultimo dia 31 de março, e registrou um rendimento superior ao esperado - e o maior de todas as áreas experimentais do projeto: 71,4 sacas por hectare e um custo de produção de 31 sacas por hectare.

As outras três lavouras demonstrativas do projeto já tiveram as suas áreas colhidas, e também obtiveram bons resultados. Em Rio Verde (GO) a área obteve um rendimento médio de 63 sacas por hectare e um custo de produção de 32 sacas por hectare. Na lavoura de Campo Verde (MT), o rendimento foi de quase 62 sacas por hectare e um custo médio de 32 a 36 sacas por hectare. Já em Maringá (PR) o rendimento foi de 67 sacas por hectare, com um custo de R$ 1.060,10 por hectare, considerado baixo se levado em conta que o valor médio de custo na região é de R$ 1.300 por hectare.

O evento em Passo Fundo contará com a presença do consultor técnico do projeto, Áureo Lantmann, além de produtores, estudantes e comunidade em geral. O início está programado para as 10h, no Campo Experimental da Faculdade de Agronomia, Medicina e Veterinária da Universidade de Passo Fundo, e a movimentação poderá ser acompanhada pela câmera do projeto, via internet.

Confira a programação do Dia de Campo em Passo Fundo (RS):

10h - Apresentação do projeto e resultados com Áureo Lantmann (consultor técnico do projeto), professores e estudantes;

10h45 - Apresentações dos patrocinadores e apoiadores;

11h30 - Visita técnica à lavoura com todos os participantes.

Os tópicos ligados ao projeto podem ser acompanhados a qualquer momento na página da internet www.canalrural.com.br/lavourasdobrasil

É possível também entrar na comunidade do programa Lavouras do Brasil, que permite trocar experiências, participar de fóruns e fazer perguntas aos especialistas. O endereço é: www.canalrural.com.br/comunidadelavouras

Sobre o Canal Rural

Lançado em novembro de 1996, o Canal Rural é pioneiro na TV focada no setor do agronegócio. Tem cobertura nacional e é reconhecida como a principal emissora de televisão deste segmento (pesquisas Kleffmann/ABMR&A e Vox Populi). O Canal Rural, que pertence ao Grupo RBS, leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo país, e aos "produtores de milhões" que garantem ao setor uma participação no PIB brasileiro de aproximadamente 25%.

Sua programação oferece 18 horas diárias de jornalismo, entretenimento e shopping rural, e pode ser assistida pelos canais 35 da NET, 105 da SKY, pelas operadoras NEO TV, pela parabólica (freqüência 4171 Mhz Banda L 0980 Mhz, polarização horizontal, Star One C2 - 70W) ou em tempo real pelo site: www.canalrural.com.br


Mais Informações:

Art Presse

Mauricio Guedes mauricio@artpresse.com.br /

(11)3065-8406/9368-6306




Voltar