Clipping

26/07/2010 | Meio & Mensagem Online

Claro e Embratel faturam mais de R$ 5,6 bilhões

No trimestre operadoras ligadas à mexicana Telmex e à coligada móvel da Telmex, América Móvil, expandem receita líquida com SVA e TV paga.                                    
A Claro registrou um faturamento líquido de R$ 2,9 bilhões no segundo trimestre deste ano, aumento de 3,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Um dos fatores que contribuiu para esse desempenho foi a expansão dos serviços de valor adicionado (SVA), que apresentou elevação de 44,1% na comparação com o ano passado. A base de clientes chegou a 46,9 milhões.O EBTIDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) subiu 4,9% em relação a 2009 e chegou a R$ 762 milhões. A margem EBTIDA foi de 26,3%, com pequeno avanço de 0,4 pontos percentuais ante o trimestre anterior.No início de maio deste ano, a Claro contratou o jogador Ronaldo Nazário para diversas campanhas publicitárias e, com isso, iniciou investimento no marketing esportivo. O jogador foi eleito porta-voz da operadora para várias ações e também incorporou o Twitter da Claro, que passou a ser o seu próprio perfil no microblog. Na ocasião, o perfil da Claro no Twitter tinha pouco mais de 42 mil usuários e, agora, pouco mais de dois meses depois, o serviço cresceu quase dez vezes e chega a 409 mil seguidores.No segundo trimestre deste ano, a Claro conquistou 1,3 milhão de novos assinantes, o que representa expansão de 15,8% sobre o mesmo período do ano anterior. A controladora mexicana da Claro, a América Móvil, totaliza 211,3 milhões de assinantes em 18 países na América Latina, inclusive o Brasil. No período, a América Móvil conquistou 4,9 milhões de novos usuários.Assinatura de músicas.A Claro lança nesta segunda-feira, 26, um novo serviço de assinatura de músicas completas pela loja virtual, a Ideias Music Store. Pelo preço semanal de R$ 5,49, o cliente recebe quatro créditos que equivalem a quatro downloads de músicas completas. O pacote tem renovação automática e a assinatura dá acesso a uma categoria de músicas específicas (Pacote Especial no Ideias Music Store). O pacote faz parte dos SVA da operadora, cujas receitas têm crescido exponencialmente a cada divulgação de resultados Embratel. O faturamento líquido da Embratel foi de R$ 2,745 bilhões, crescimento de 7,2% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, o lucro líquido caiu 27,7% em igual período e passou de R$ 403 milhões em junho de 2009 para R$ 291 milhões este ano.Conforme o balanço do segundo trimestre, a Embratel aponta que o aumento da receita líquida veio, principalmente, dos serviços locais, de comunicação de dados e do serviço de TV paga (direct-to-home - DTH).O EBITDA foi de R$ 823 milhões, resultado que é 24,6% superior ao obtido no mesmo período do ano passado. Os resultados, da Embratel Participações, consolidam os números da própria Embratel, da Telmex do Brasil (controladora da empresa), da NET Serviços (sobre a qual a Embratel detém 35,4% de participação), da empresa de satélites Star One, da prestadora de serviços corporativos Primesys e da TVSat (Embratel TVSat Telecomunicações).




Voltar