Release

28/11/2009

Centro de Operações Guaratiba completa 25 anos
Local se tornou o maior Centro de Operações de Satélites da América Latina

No dia 28 de novembro, a Star One e a Embratel celebraram os 25 anos de existência da Estação Terrena de Guaratiba. Criada para ser o centro de controle dos satélites Brasilsat, Guaratiba, ao longo destes 25 anos, cresceu e se transformou no maior centro de operações de satélites da América Latina.
"Estamos muito orgulhosos por Guaratiba ter contribuído ativamente no desenvolvimento do país", diz Gustavo Silbert, presidente da Star One.
O trabalho de sua equipe técnica manteve em operação, sem nenhuma interrupção, os satélites A1 e A2, da primeira geração. Com a mesma eficiência, vêm mantendo em suas órbitas os satélites B1, B2, B3 e B4, da segunda geração, e os satélites C1 e C2, da terceira geração.
Mais do que um projeto técnico, Guaratiba foi um projeto social. Participando decisivamente do projeto de integração nacional, Guaratiba permitiu levar informação, educação e entretenimento aos lugares mais distantes do País. Hoje, Guaratiba mantém sua vocação social. Como teleporto de uma rede de cerca de 2.000 Telefones Públicos (os TUPs) ele leva voz aonde antes não havia nada em um raio de 30 Km. Desde dezembro de 2008, também centraliza as operações da Via Embratel, a TV por assinatura via satélite da Embratel.

Voltar