Release

21/08/2013

Embratel anuncia novos satélites na Broadcast & Cable

Empresa apresenta satélites Star One C4 e Star One D1 no evento e inicia sua quarta geração de satélites.


A Star One, a maior operadora de satélites da América Latina e subsidiária da Embratel, anuncia seus novos satélites durante o Broadcast & Cable 2013: Star One C4 e o Star One D1. A feira acontece em São Paulo nos dias 20, 21 e 22 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes (SP).


"A Embratel e a Star One marcam presença na Broadcast & Cable e apresentam a sua frota de satélites, reforçando a oferta de soluções para clientes dos segmentos de telefonia, TV, dados e redes corporativas no Brasil e nos demais países da América Latina", diz Gustavo Silbert, presidente da Star One e Diretor Executivo da Embratel Empresas.


O satélite Star One C4 está em construção e tem sua previsão de lançamento para o terceiro trimestre de 2014. Junto com os satélites C1, C2, C12 e C3, faz parte da terceira geração de satélites Star One (denominada série C). O novo satélite vai assegurar a expansão dos serviços de DTH da Claro HDTV no Brasil e das demais Operadoras de DTH do Grupo América Móvil na América do Sul e Central. Apesar do Star One C4 estar bem comprometido com DTH, sua operação em conjunto com o Star One C2 permitirá a oferta de alguma capacidade adicional de serviços de vídeo, dados e Internet para clientes externos ao Grupo, a partir de uma posição orbital altamente valorizada que é 70ºW.


A posição orbital de 70ºW é a mais importante para o mercado de Broadcasters no Brasil. É considerada uma hot position por transmitir os sinais das maiores emissoras de televisão do País e ainda possuir um parque de 22 a 25 milhões de antenas parabólicas apontadas. É também por onde a Claro HDTV, operadora de DTH do grupo Embratel, alcança milhares de assinantes. Já o Star One D1 iniciará a quarta geração de satélites da Star One, a série D, com foco na Banda Ka - tecnologia que disponibiliza Internet e banda larga de mais baixo custo via satélite. O Star One D1, o maior satélite já construído pela empresa, equipado com as Bandas C, Ku e Ka, garantirá a ampliação da oferta de capacidade satelital no Brasil, nas Américas do Sul e Central, incluindo o México. Seu lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2016.


"Os satélites que anunciamos hoje são estratégicos por ampliar nossa capacidade satelital. O Star One D1 terá foco especial em Banda Ka, para transmissões de dados, backhaul de telefone celular e atendimento ao Plano Nacional de Banda Larga", afirma Gustavo Silbert, destacando que os próximos lançamentos reafirmam o compromisso em assegurar o crescimento e a qualidade da frota da Star One, aumentando a capacidade de satélite do Brasil e da América Latina.


O Star One D1 irá assumir a posição orbital de 84° W, garantindo a continuidade dos serviços em Banda C do Brasilsat B4. Ele terá ainda nova capacidade em Banda Ku para atender às demandas de dados, vídeo e Internet de clientes corporativos e de governo no Brasil, nas Américas do Sul e Central, incluindo o México. Além disso, o novo satélite vai inaugurar a quarta geração da Star One, focada em Banda Ka, voltada primariamente para o atendimento ao Plano Nacional de Banda Larga e backhaul de celular. A cobertura de Banda Ka do novo satélite vai abranger as regiões Nordeste, Sul, Sudeste e partes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.


O Star One D1 já está sendo construído pela empresa canadense-americana Space Systems Loral e será lançado ao espaço por um foguete da empresa francesa Arianespace. Pesará cerca de 6 toneladas e possui configuração de 28 transponders (receptores e transmissores de sinais) em Banda C, 24 em Banda Ku e cerca de 300 transponders equivalentes de 36 MHz em Banda Ka. A Banda C garante a oferta de sinais de voz, TV, rádio e dados, incluindo Internet. A Banda Ku permite a oferta de serviços de transmissão de vídeo diretamente aos usuários, além de Internet e telefonia para localidades remotas. Já a Banda Ka viabiliza acesso à banda larga de baixo custo via satélite e transmissão de dados em alta velocidade.


Hoje, a Star One já oferece capacidade de satélites para boa parte das 500 maiores empresas do Brasil, as principais emissoras de TV, canais independentes e diversos órgãos do Governo Brasileiro, incluindo o Ministério da Defesa. Vale destacar, ainda, que os satélites da Star One são capazes de receber e transmitir sinais de televisão, rádio, telefonia, Internet e dados para aplicações de entretenimento, telemedicina, tele-educação e negócios, necessários para a interligação dos países da América Latina e essenciais para as comunidades mais distantes.


A maior empresa regional de satélites da América Latina
A Star One possui a maior frota da América Latina, com sete satélites. Opera com cinco satélites geoestacionários (Star One C1, C2, C3, C12 e Brasilsat B4), além de dois em órbita inclinada (Brasilsat B2 e B3). No final de 2014, a empresa lançará o Star One C4 e, no primeiro trimestre de 2016, lançará o Star One D1.


A capacidade destes satélites suporta toda uma gama de soluções para clientes dos segmentos de telefonia, TV, dados e redes corporativas no Brasil e ainda permite ampliar a oferta desses serviços para os países da América Latina.


Excelência mundial
Além de ser líder e pioneira em soluções via satélite da América Latina, a Star One foi a primeira empresa no mundo a receber o certificado ISO 9001:2000 pelo serviço de controle de satélites a partir de Guaratiba. Essa certificação coloca a Star One como uma das empresas mais confiáveis do mundo por conta de seus sistemas de controle. A Star One é uma empresa credenciada de acordo com as normas do Inmetro no Brasil, da Ansi-Rab nos Estados Unidos e RVA na Holanda. Pioneira em vários aspectos, a empresa obteve seu primeiro certificado desse tipo ainda em 1998 e continua um passo à frente em termos de qualidade.


Em 2011, visando garantir a melhor segurança de operação de sua frota, a Star One associou-se a SDA (Space Data Association), principal instituição que presta serviços de vigilância espacial a Operadores de Satélites.


O maior centro de controle do Brasil
A Star One possui o melhor e maior centro de operações de satélites do Brasil e da América Latina. Localizado em Guaratiba, RJ, a empresa controla, monitora e gerencia sua frota satelital através de uma equipe de engenheiros e técnicos brasileiros altamente especializados. O local tem um dos maiores parques de antenas da América Latina e tecnologia de última geração para atendimento a aplicações do governo, de grandes empresas dos mais diversos segmentos e de emissoras de TV e rádio.


Oferta comercial
A Star One oferece a seus clientes a segurança de contar com uma infraestrutura confiável, hoje vital para inúmeros segmentos de mercado. A empresa atende empresas públicas e privadas, dos mais diferentes setores da indústria. A Star One amplia, por exemplo, o alcance das emissoras de rádio, a capacidade de provedores de Internet, permite o ensino à distância, implementa estrutura de telefonia para empresas, amplia capacidade de comunicação de companhias com negócios internacionais e oferece projetos customizados para empresas e órgãos do governo. Para mais informações, acesse: www.starone.com.br.


Sobre a Star One
A Star One é a maior operadora de satélites na América Latina. É uma empresa brasileira com 100% de participação acionária da Embratel. Criada em dezembro de 2000, opera cinco satélites GEO (Star One C1, C2, C3 e C12 e Brasilsat B4), e dois em órbita inclinada (Brasilsat B2 e B3), seis desses a partir de seu teleporto, localizado em Guaratiba (RJ). Em breve, a empresa terá dois novos satélites (Star One C4 no final de 2014) e (Star One D1, no primeiro trimestre de 2016). A capacidade dessa frota de satélites suporta toda uma gama de soluções para clientes dos segmentos de telefonia, TV, TV por Assinatura, dados e redes corporativas. Mais informações: www.starone.com.br.


Sobre a Embratel
A Embratel é uma das maiores e mais completas operadoras de telecomunicações do Brasil. Oferece soluções completas a todo o mercado nacional, incluindo serviços de telefonia local, longa distância nacional e internacional, transmissão de dados, vídeo, Internet e TV por Assinatura, além de assegurar o atendimento em qualquer ponto do território brasileiro por meio de soluções via satélite. A empresa também se destaca pela oferta de serviços de valor adicionado, integrando aplicações de TI e de telecomunicações. A Embratel faz parte do grupo América Móvil, que é líder na oferta de serviços de telecomunicações na América Latina. Para mais informações: www.embratel.com.br.


PLANIN Assessoria de Comunicação e de Imprensa Embratel e Star One
Angélica Consiglio e equipe tel. (11) 2138-8900 www.planin.com
Contatos: Carolina Hilal, Marcela Meira e Tatiane Beralde
Tels. (21) 2121-6336, (11) 2138-8921 e (11) 99545-3946
E-mail: embratel@planin.com

Voltar