Release

01/09/2016

Embratel anuncia o novo satélite Star One D2

Décimo segundo satélite da frota da empresatem lançamento previsto para 2019


A Embratel Star One, a maior operadora de satélites do Brasil e da América Latina, anuncia a construção do seu décimo segundo satélite reforçando sua liderança de mercado. O Star One D2, o maior já fabricado pela empresa,deverá ser lançado ao final de 2019. Até outubro deste ano serão anunciados os fornecedores internacionais contratados para sua fabricação e lançamento.


O Star One D2 terá Banda Ka para atender às demandas de backhaul de telefonia celular.Também será equipado com as bandas C e Ku, complementando as ofertas de capacidade para demandas de dados, vídeo e Internet de clientes corporativos, além de ampliar as redes de backhaul celular existentes em Banda Ku.


Estamos muito felizes com o anúncio desse novo satélite de nossa frota e com a expansão constante da Embratel Star One, afirma José Formoso, CEO da Embratel, destacando que a meta é continuar acelerando o processo de expansão de backhaul celular e Banda Larga no Brasil e reforçar aposiçãode liderança como uma das maiores empresas operadora de satélites.


O Star One D2 terá uma potência estimada de 19.280 KW, e massa de lançamento estimada em7 toneladas. Será construído para ter umavida útil de mais de 15 anos. Terá 28 transponders (receptores e transmissores de sinais) em Banda C, 24 transponders em Banda Ku e20Gbps de capacidade em Banda Ka.


Será o segundo satélite da frota de quarta geração, denominada família D. Complementará a cobertura de Banda Ka do Star One D1, ampliando as ofertas de Internet e Banda Larga e abrangendo as Regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil.Também viabilizará oaumento de serviços de dados corporativos para órgãos do Governo e empresas dos mais diversos setores.


O Star One D2 ocupará a posição orbital de 70° W e também garantirá a continuidade dos serviços em Banda C eKu do Star One C2. Coma Banda Ku, o satélite irá garantiro fornecimento de capacidade para dados, vídeos e Internet para órgãosdo Governo e grandes empresas que atuam nas Américas do Sul e Central, incluindo o México. Tambémpossibilitará a transmissão de sinais para as ofertas de TV por Assinatura.Já a Banda C garantirá a manutenção e crescimento das ofertas de sinais de TV Aberta por utilizar ahot position de 70°W.


Com o Star One D2, vamos ampliar nossa presença territorial com mais capacidade satelitalpara o mercado celular, corporativo e de vídeo, diz Gustavo Silbert, Diretor Executivo da Embratel.


O novo satélite será controlado a partir do maior e mais moderno centro de operações de satélites do Brasil e da América Latina, localizado em Guaratiba (Rio de Janeiro) e operadopor uma equipe altamente especializada. Fará parte das ofertas da Embratel Star One para atender clientes como as maiores empresas do Brasil, as principais emissoras de TV, canais independentes, bancos e governo, recebendo e transmitindo sinais de televisão, rádio, telefonia, Internet e dados para atividades empresariais e aplicações de entretenimento, telemedicina e tele-educação.


Como líder e precursora de soluções via satélite na América Latina, a Embratel Star One foi aprimeira empresa no mundo a receber o certificado ISO 9001:2000 pelo serviço de controle de satélite a partir de seu centro. Essacertificaçãoa coloca como uma das mais confiáveis dentre as operadoras de satélites devido à qualidade de seus sistemas e sua equipe altamente capacitada. A Embratel Star One também é credenciada de acordo com as normas do Inmetro (Brasil), da Ansi-Rab (Estados Unidos) e RVA (Holanda), além de participar ativamente na SDA (Space Data Association), principal instituição que presta serviços de vigilância espacial a Operadores de Satélites.


Sobre a Embratel Star One


A Embratel Star Oneé a maior operadora regional de satélites do Brasil e da América Latina. Criada em dezembro de 2000 como uma subsidiária da Embratel, possui uma frota com nove satélites, dentre eles o Star One C1, C2, C3, C4, C12, D1 e Brasilsat B2, B3 e B4. O controle e monitoramentodessa frota é feito a partir de seu Centro de Guaratiba (RJ), o primeiro do mundo a receber o certificado de qualidade ISO 9001/2000. Com seus satélites, a Embratel Star One disponibilizaofertas de transmissão de dados, telefonia, TV, rádio e Internet. Para mais informações, acesse www.starone.com.br.


PLANIN Assessoria de Comunicação e de Imprensa Embratel


Angélica Consiglio, Beatriz Imenes, Juliana Tonello e equipe www.planin.com
Contatos: Mariana Mirrha e Laura Rodrigues. Tel. (11) 2138-8921 - E-mail: embratel@planin.com


Voltar