Release

16/12/2008

Embratel lança TV por assinatura via satélite

Operadora amplia sua oferta de serviços para o mercado residencial

Embratel, a mais completa empresa de telecomunicações brasileira, anuncia sua chegada ao mercado nacional de TV por assinatura, denominado Via Embratel. Este novo serviço oferece uma grande variedade de canais, com programação para toda a família. A proposta da empresa com este produto é oferecer mais diversão, conhecimento, cultura e educação, complementando a programação dos canais abertos.

"A Embratel sai à frente do mercado, mais uma vez, com um serviço diferenciado", afirma Antonio João, diretor responsável pelo Via Embratel. A oferta inclui canais de TV de grande prestígio como Animal Planet, Band News, Canal Via Embratel, Cartoon Network, Discovery Channel, Discovery Home&Health, Discovery Kids, Disney Channel, ESPN, Fox, Fox Life, FX, GloboNews, GNT, MegaPix, Multishow, National Geographic, People&Arts, Space, SportTV, Sportv2, Telecine Premium, Telecine Action, Telecine Light, Telecine Pipoca e Telecine Cult, TNT, VH1 entre outros, além de 15 canais de rádio. Com a expectativa de atender um mercado de consumidores de mais de 20 milhões de domicílios, a Embratel oferece este novo serviço graças a sua rede de satélites próprios Star One série C2, que permitirão a transmissão de alta definição.

O Via Embratel utiliza tecnologia digital de última geração, com MPEG4 para transporte e DVB-S2 para transmissão. "Os diferenciais competitivos da nova solução estão focados na qualidade e confiabilidade da marca Embratel, com alta definição de som e imagen por meio da tecnologia digital MPEG 4, novo padrão global multimídia de comunicação, que transmite som e vídeo de qualidade única", afirma Antonio João.

Na residência do cliente, a Embratel instala uma antena de apenas 60 centímetros e um aparelho receptor digital. Com eles, o assinante acessa todos os canais, o Guia Eletrônico de Programação e a funcionalidade de Autocensura para controle dos pais.

Este novo serviço complementará a atual rede da NET, empresa da qual a Embratel é uma das controladoras, oferecendo serviços de TV por assinatura em lugares onde atualmente não se tem cobertura. "Com o Via Embratel, o consumidor brasileiro dispõe de outra opção de qualidade para complementar sua programação de TV", diz Antonio João.

A entrada da Embratel neste segmento e a ampliação da cobertura via satélite estão em sintonia com o surgimento da TV Digital no Brasil. Com esta oferta, a Embratel consolida sua imagem de provedor de um amplo portfólio de soluções para diferentes segmentos.

Os equipamentos do Via Embratel (receptor e antena) são cedidos aos clientes em comodato e durante o período de lançamento, que vai até 31/12/2008, a contratação e instalação são gratuitas. O valor inicial da mensalidade do serviço é de R$ 59,90.

Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas no site: www.viaembratel.com.br.


Sobre a tecnologia DTH

O Via Embratel utiliza tecnologia DTH (Direct to Home), uma modalidade de transmissão na qual os sinais de TV são enviados via satélite diretamente para o televisor dos clientes do serviço, com alta qualidade de som e imagen. A recepção dos sinais se realiza por meio de uma antena parabólica externa de 60 centímetros de diâmetro e banda de frequencia entre 10,9 GHz e 36 GHz.

A transmissão nesse tipo de sistema é digital, desta forma o receptor deve ser capaz de entender sinais digitais e transformá-los em analógicos para que possam ser vistos em uma TV convencional.

A tecnologia utilizada pelo Via Embratel é a MPEG 4, com sistema de compressão que possibilita uma maior eficácia no uso da capacidade satelital.


Satélite

O lançamento do novo serviço coincide com o recente lançamento do satélite Star One C2. Além de ampliar a capacidade de telecomunicações no Brasil, o novo Star One C2 será utilizado na transmissão de sinais para a TV por assinatura da Embratel. Além de atender as demandas do Brasil, o novo satélite também será responsável pelo envio de sinais para toda a América do Sul onde a Telmex, principal acionista da Embratel, está presente com suas subsidiárias.

O Centro de Controle dos Satélites da Embratel, um dos mais modernos do mundo, está situado em Guaratiba (RJ), é é o teleporto onde estão todos os equipamentos de recepção, transmissão e processamento de sinais.

Com este anúncio, a Embratel dá outro importante passo rumo às transmissões de TV no Brasil. Vale recordar que a empresa faz parte da historia da televisão no Brasil, já que diversos acontecimentos mundiais só puderam ser vistos pelos brasileiros devido à tecnologia da empresa. Em 1969, por exemplo, a primeira transmissão comercial de televisão via satélite foi o lançamento da nave Apolo IX, que abriu caminho para a chegada do homem à Lua. A Copa do Mundo de 70, as Olimpíadas de Munich, a primeira imagem de TV em cores em 1972 e a transmissão de imagens internacionais em tempo real (em 1996) são outros exemplos de acontecimentos que só foram possíveis devido à Embratel.


Sobre a Embratel

A Embratel é uma das principais operadoras de telecomunicações do Brasil. Oferece soluções completas de telecomunicações a todo o mercado brasileiro, incluindo serviços de telefonia local, longa distância nacional e internacional, transmissão de dados, vídeo e Internet, além de assegurar o atendimento em qualquer ponto do território brasileiro através de soluções via satélite. A Embratel faz parte da história dos brasileiros há 43 anos e, desde então, tem desempenhado um papel fundamental na modernização do Brasil. Para mais informações, acesse www.embratel.com.br.

A Embratel faz parte da Telmex Internacional, S.A.B. de C.V. (TELMEX INTERNACIONAL) (BMV: TELINT; NYSE: TII; LATIBEX: XTII) uma empresa líder em serviços de telecomunicações com operações no Brasil, Colômbia, Argentina, Chile, Peru, Uruguai e Equador, focada em proporcionar uma ampla gama de serviços de voz, dados, serviços via satélite, transmissão de vídeo, televisão por assinatura via cabo e satélites, acesso à Internet e soluções completas de telecomunicações, assim como os serviços relacionados com diretórios de páginas amarelas no México, Estados Unidos, Argentina e Peru. Informações sobre a TELMEX INTERNACIONAL podem ser encontradas no site: www.telmexinternacional.com.

Voltar